FALE COM A INOVA
Postado em 04 de Junho de 2019 às 16h50

BACKUP: O QUE É E PARA QUE SERVE?

O que é Backup
Uma definição simplificada para backup é “criar uma cópia de segurança dos dados”. O principal objetivo é permitir a restauração dos dados em caso de perda, sendo a única técnica capaz de restaurar dados originais perdidos.

Porque é importante ter um Backup?
Os dados são os bens mais preciosos de uma organização. A perda desses dados significa para muitas empresas a paralização das atividades.


Posso usar um HD externo ou pen-drive para fazer backup?
Tecnicamente sim. Apesar de estarem longe de ser a melhor solução. Porém fazer backup nesses equipamentos exige muita disposição, organização e disciplina por parte do usuário, sem contar que nesses equipamentos nem sempre possuem a capacidade de armazenamento necessária, não permitindo assim que a cópia total dos dados seja feita através de um único dispositivo.
Outro ponto a ser observado é que esses equipamentos não possuem segurança contra falhas, possibilitando, por exemplo, a duplicação de arquivos infectados com vírus ou já corrompidos.


Qual a forma mais segura de fazer backup?
Uma forma segura para proteger as informações é manter no mínimo duas cópias dos dados, ou seja, manter ao menos uma cópia dos dados no local de uso e outra cópia fora da empresa.
Pode parecer exagero, porém ter ao menos duas cópias dos dados é a melhor forma evitar desastres.


Cloud Backup
Ter uma ou duas cópias de segurança no mesmo local de produção permite restauração rápida em caso de problemas, porém não evita riscos como falha humana, roubo, incêndio ou outros desastres. Nesse contexto o Cloud Backup é uma excelente opção para manter uma cópia das informações segura e fora do ambiente de trabalho.

 

E na sua empresa você se preocupa em fazer backup dos arquivos? Tem dúvidas ainda sobre o assunto? Assine nossa Newsletter e receba conteúdos incríveis.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E-mail
Resolva :

Veja também

Facilite sua vida: organize seus ativos de software!09/06 Licenças de Softwares: Onde estão? De onde vem? Do que se alimentam? A falta de organização e documentação nas licenças de softwares dentro das empresas é muito comum, porém essa desorganização pode causar uma enorme dor de cabeça. Quando há uma auditoria, por exemplo, por não ter nada documentado é......
BACKUP - 3 PROBLEMAS QUE PODEM OCORRER DURANTE O PROCESSO.10/06/19 Você já sabe que os dados são os bens mais preciosos de uma organização e que ter um backup é fundamental, porém, você precisa tomar alguns cuidados para não ser surpreendido negativamente quando......
CONHEÇA O CFTV IP03/12/18 O sistema de CFTV IP é a tecnologia mais avançada atualmente em monitoramento por imagens. Esse sistema usa um método de transmissão totalmente sem perda de qualidade, pois o envio das imagens é através de um sistema......

Voltar para BLOG