FALE COM A INOVA
Postado em 10 de Agosto às 15h09

Quais as diferenças entre os tipos de cabos de rede?

Cabeamento (3)

O cabo de rede, é um item comum nas instalações de cabeamento. Ao procurar por ele no mercado, você notará que existe uma variedade de modelos, sendo a principal característica a ser levada em consideração a categoria dele, já que é ela quem determinará a velocidade e desempenho da sua rede.
Listamos os modelos mais utilizados atualmente, confira:

 

 

CAT5e: a letra “e” vem do inglês enhanced que significa aprimorado, já que nessa versão, o cabo ganhou novos padrões de certificação para causar menos interferência e perda de sinal. Por isso, o CAT5e consegue um desempenho melhor em instalações próximas ao limite de 100 metros quando comparado ao seu antecessor CAT5, e sua velocidade também foi melhorada, alcançando até 1Gbps em 100MHz.

 

CAT6: mais grosso em comparação ao CAT5e, pois além da presença dos 4 pares de fios trançados, há uma estrutura de plástico em forma de "X" que divide os pares de fios. Esta estrutura divisora dos cabos, é responsável por dar uma maior durabilidade para o cabo, evitando que os fios se dobrem muito, e proporcionar uma interferência menor entre os fios e por isso é pouco menos flexível quando comparado aos cabos CAT5e. O CAT6 consegue suportar até 1Gbps a uma frequência de 250Mhz a uma distância de 100m, e quando atuando em menores metragens pode alcançar a casa dos 10Gbps.

 

CAT6A: o “a” vem de augmented que significa "aumentada", e indica o aumento no alcance oferecido pelo modelo anterior, permitindo realizar transferências de até 10Gbps em instalações de até 100 metros atuando em 500MHz. Os cabos dessa categoria possuem um revestimento mais robusto tanto externamente quanto internamente, que proporciona uma redução no ruído do sinal. Entretanto, isso acaba tornando o cabo CAT6A sensivelmente mais grosso que o CAT6, diminuindo a sua flexibilidade.

 

      Então, qual o melhor tipo?
Assim como tudo relacionado à equipamentos de telecomunicações, o melhor tipo vai depender das necessidades do seu projeto. Por isso é tão importante conhecer as particularidades de cada modelo para poder escolher assertivamente.



Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

No que consiste a blindagem do cabo de rede?31/08 Para saber qual cabo de rede utilizar na estrutura de sua empresa é preciso avaliar o ambiente a fim de identificar possíveis fatores de interferência na transmissão de sinal como: rede elétrica, motores, inversores de......

Voltar para BLOG